lunes, 27 de febrero de 2012

A Web 2.0 e a mudança no processo comunicacional

Muito se tem discutido acerca das contribuições da Web 2.0 para o processo comunicacional. Em primeiro lugar, é preciso assinalar que Web 2.0 não é apenas um termo cunhado por Tim O´Reilly em 2004. Vai além. É um processo que supera formas tradicionais de comunicação e cria ambientes virtuais denominados mídias sociais, onde o que prevalece é a interatividade, o processo dialógico, e não a mera transferência de informações.
Quando o termo Web 2.0 foi inventado, ele apenas suplantava o modelo pré-existente de Web 1.0 – modelo estático, pouco voltado à troca de informações. Aquele conceito, em princípio, voltado à área da Tecnologia da Informação e até do Marketing acabou ampliando seu foco e, mesmo de forma involuntária para seu inventor, rompeu paradigmas da área de Comunicação Social.
Agora, pode-se dizer que na era da Web 2.0, o que prevalece são processos dialógicos, permitidos pelo advento de mídias sociais como facebook, twitter, e blogs, e, não apenas, meras transferências de informações, com audiências estáticas ou semi-estáticas.
Além disso, a idéia constante de interatividade presente no conceito de Web 2.0 desconstrói antigos conceitos da área de Comunicação conhecidos universalmente e, até então, vigentes, como o famoso conceito de “comunicação de massa”.
Por tudo isso é inegável que a Web 2.0 não é apenas um termo específico da área de Tecnologia da Informação. É na verdade um marco no processo comunicacional que merece ser amplamente estudado, pois não há dúvidas que na área das Ciências da Comunicação, tudo será assim daqui por diante: antes da Web 2.0 (a.w.2.0) e depois da web 2.0.(d.w.2.0).

Etiene Gomes

3 comentarios:

  1. Interesante reflexión Etiene. Estoy de acuerdo contigo en que será necedsario un estudio sosegado de la evolución de la web y de nuestros comportamientos como usuarios y profesionales de la comunicación. Seguro que arroja datos interesantes.
    Clara Isabel López

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

      Eliminar
    2. Muchas gracias Clara. Pienso que es solamente el inicio de un nuevo proceso irreversible de comunicación social. Segura que hay mucho que percurir todavía...y estudiar...claro!!!
      Etiene Gomes

      Eliminar